Ações serão desenvolvidas em prevenção ao Aedes aegypti

Publicado em 12/03/2020 às 11:23 - Atualizado em 12/03/2020 às 11:27

Reunião de urgência foi realizada nesta quarta-feira
Créditos: Rodrigo Kroth/Prefeitura Sul Brasil Baixar Imagem

Algumas ações serão desenvolvidas pela equipe da saúde e governo municipal em prevenção ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Essas ações serão em conjunto com a secretaria de Saúde, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, sala de situação, com auxílio das demais secretarias.

Estas ações foram discutidas na reunião de urgência desta quarta-feira (11), entre as equipes de saúde, secretarias e comunidade em geral, em função dos dois casos de dengue confirmados em Sul Brasil, o segundo nesta semana. Ainda não há confirmação se os casos são autóctones, ou seja, transmissão dentro do município.

“Estamos muito preocupados com a situação aqui em Sul Brasil. Quero pedir a compreensão e a colaboração de toda a nossa comunidade, é um empenho que precisa ser feito por todos para que possamos eliminar o mosquito Aedes aegypti”, explica o prefeito Éder Marmitt, que participou da reunião de urgência.

AÇÕES

O segundo caso de dengue em Sul Brasil foi confirmado na última segunda-feira (09), e agora há todo o processo de investigação. Na reunião desta quarta, foram apresentadas as ações que serão realizadas no município para o combate a prevenção.

“CONSCIENTIZA SUL BRASIL”

Uma delas é o recolhimento do lixo que será dia 30 deste mês na cidade. E, na manhã do dia 27, haverá uma ação chamada “Conscientiza Sul Brasil”, uma força-tarefa com os colaboradores municipais. A ação será com o objetivo de conscientizar a população do perímetro urbano, através de orientações, entrega de folders e fiscalização nas residências.

“TODOS CONTRA A DENGUE”

Esse projeto será desenvolvido com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de orientar e prevenir os alunos e comunidade contra o mosquito transmissor da dengue. Entre as atividades, está a elaboração de maquetes com temas relacionados a dengue. Também serão realizadas outras atividades sobre o tema.

O tema abordado nesse projeto é uma proposta diferente, para que toda a população entenda quais são os riscos no presente e por quais fatos no passado o mosquito Aedes aegipty representar um problema de saúde grave nos dias atuais, acometendo centenas de milhares de brasileiros todos os anos.

“COMBATE A DENGUE EM CENA”

Esse projeto será desenvolvido com os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, com a finalidade de orientar e prevenir os alunos e comunidade contra o mosquito transmissor da dengue.

O tema abordado nesse projeto visa à conscientização da comunidade escolar da necessidade de ações práticas no combate ao mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), bem como da propagação dessas na sociedade externa, consolidando assim o papel de agente transformador da escola dentro de seu contexto situacional.

“CONHECER PARA COMBATER”

Esse projeto será desenvolvido com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de orientar e prevenir os alunos e comunidade contra o mosquito transmissor da dengue.

O tema abordado nesse projeto visa conhecer os problemas e dificuldades que a população enfrenta em relação ao mosquito Aedes aegypti, quais são as informações que os mesmos tem em relação a ele, formas de prevenção, doenças entre outros. A partir desta pesquisa, realizar um planejamento de ações efetivas e eficazes no combate ao vetor.

Ainda há uma ação que precisa ser finalizada o projeto entre a equipe da saúde para, posteriormente, divulgar a população.

OBS: Abaixo, em anexo, os documentos na íntegra sobre as ações que serão desenvolvidas.