Munícipes comemoram 27 anos de Sul Brasil com Festão do Aniversário

Publicado em 01/10/2018 às 15:19 - Atualizado em 01/10/2018 às 15:40

No dia 26 de setembro de 1991 ocorria a emancipação política-administrativo de Sul Brasil que se desmembrava de Modelo. De lá pra cá, o período é dono de uma história de lutas e conquistas que foram celebradas com as famílias sulbrasilenses, no último sábado, 29, em mais um festão do aniversário.

A Comissão Central Organizadora - CCO estima a participação de pelo menos 1900 munícipes que aproveitaram o show sertanejo com Junior & Patrick, apresentações musicais dos alunos do Departamento de Cultura, e ainda pela parte da manhã houve assinatura de convênios, pronunciamentos e entrega simbólica do troféu do aniversário.

Um dos pontos mais especiais do evento foi a churrascada de integração, onde todos provaram o buffet servido em 26 minutos. A programação da tarde teve a segunda parte do show sertanejo de Junior & Patrick e depois matinê com a Banda Indexão.

Assinatura de convênios

O ato solene protagonizou a assinatura de convênio para obra de asfaltamento de ruas no Bairro São Cristóvão, no valor de R$ 250 mil, com presença dos membros da diretoria do Cidir, prefeitos Ricardo Rolin de Moura de Águas Frias e Darci Cerizolli de Serra Alta.

Três veículos serão adquiridos nas próximas semanas e o convênio foi celebrado com a presença das empresas vencedoras do processo licitatório. Um veículo sedan, cinco lugares, para a Secretaria de Educação e outro veículo sedan, cinco lugares, para a Secretaria de Administração. Já para a Secretaria de Saúde virá um veículo 16 lugares, com acessibilidade, para transporte de pacientes a outras cidades na realização de consultas e exames especializados.

E para fechar essa etapa do protocolo, três famílias representaram as 24 famílias contempladas com casa e terreno no Loteamento São Roque realizaram a assinatura do encaminhamento à execução das obras residenciais.

Pronunciamentos

O vice-prefeito e presidente da CCO, Vanderlei Gallina, enalteceu a união dos servidores públicos e comunidade geral para o sucesso das festividades. “Agradeço em nome de toda população de Sul Brasil o esforço de cada cidadão, servidores públicos e munícipes, que colaborou para o sucesso do Ato Cívico, da 5ª Cavalgada da Amizade, Festa Municipal do Idoso e hoje Festão do Aniversário. Temos muito motivos para celebrar essa data e celebramos com a participação de todas as famílias sulbrasilenses, onde nossa equipe de trabalho mostrou união e organização para servir da melhor maneira possível todo o público”, destacou.

Representando as entidades e empresas, representando a Ceraçá e a Mauê, José Samuel Thiesem, falou dos investimentos que a empresa está aplicando no município e da próspera receita que significará. O secretário da ADR de Maravilha, Jones Dall´Agnol, parabenizou os munícipes pela data  e elogiou o recente crescimento do município.

O presidente do Poder Legislativo municipal, Claudimar Ferrari, destacou que o município anda na contramão do país. “Sul Brasil cresce, avança enquanto o cenário econômico do país anda na direção contrária, negativa. Nosso município é um pedacinho de chão onde a semente do progresso foi plantada e cultivada por cada munícipe e a colheita que estamos fazendo é a prosperidade e a felicidade. Parabéns a todos nós que trabalhamos, empreendemos e acreditamos no lugar onde vivemos”, afirmou.

No discurso de encerramento o prefeito Éder Marmitt destacou os convênios assinados e falou do salto na arrecadação de ICMS e do avanço educacional. “Sul Brasil tem muitos motivos para comemorar, mas em especial celebramos hoje o resultado que o investimento na agricultura gerou. Em 2013 assumimos o desafio de crescer neste setor, e juntos, agricultores, empresas e governo municipal ultrapassaram todas as expectativas e hoje, crescemos 15,11% na arrecadação do ICMS, o maior da abrangência da Amosc e um dos maiores no estado. Isso está gerando sucessão familiar e equilibrando a economia municipal, já que outras fontes de arrecadação como o FPM estão caindo. Sul Brasil tem essa vantagem por que todos nós acreditamos nesse município e aqui investimos para buscar viver bem. E quando falo em viver bem, preciso falar de nossas crianças, pois aqui nossos filhos crescem seguros e em escolas com qualidade de educação, onde Sul Brasil alcançou a nota 7,00 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), sendo umas das notas mais altas no estado. Então finalizo dizendo que Sul Brasil tem honra do passado, segurança no presente e um forte alicerce para o futuro”, discursou.

Troféu simbólico

O encerramento solene ocorreu com o desfile do troféu simbólico  portado pelas atletas que representaram Sul Brasil em duas competições estaduais neste ano, Joguinhos Abertos de Santa Catarina e Jogos Escolares de Santa Catarina, ficando entre as melhores equipes do estado e significando a honra para a ocasião.