---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Epagri de Sul Brasil desenvolve atividades de meliponicultura e apicultura

Publicado em 09/10/2018 às 11:18 - Atualizado em 09/10/2018 às 11:18

As abelhas são ótimas polinizadoras e a preservação é muito importante, além de representar uma renda extra. O Escritório Municipal da Epagri de Sul Brasil organizou e desenvolveu atividades ligadas à meliponicultura – produção de mel com abelha sem ferrão e apicultura.

O uso de iscas para captura de enxames é uma alternativa eficaz e ambientalmente correta. No dia 19 e 21 de setembro, houve demonstração para confecção de iscas para abelha nativa Jataí, como explica o extensionista rural Gabriel Antônio Deobald. “O Jataí é conhecido por muitas pessoas como Mirin ou Alemãozinho. A atividade foi destinada para produtores e no segundo momento para alunos da EEB São João Bosco. Cada participante teve a oportunidade de confeccionar e levar sua isca para casa”, afirma.

Já nos dias 4 e 5 de outubro, a Epagri de Sul Brasil em parceira com o escritório de Serra Alta e apoio da Secretaria da Agricultura de Sul Brasil realizou dois dias de curso em apicultura. Durante o curso foram realizadas várias atividades práticas relacionadas ao manejo apícola: união de enxames, avaliação da abelha rainha, preparo para colheita, produção de abelha rainha, avaliação do hábito higiênico, entre outras práticas como a produção de fumaça fria.

Gabriel relata que o sucesso do evento mostra a importância da apicultura. “Vamos buscar fortalecer o grupo de apicultores e trazer mais eventos deste tipo para o município. Nem todas as pessoas gostam de trabalhar com as abelhas, mas para aquelas que gostam, a atividade apícola pode se tornar uma fonte de renda dentro das propriedades”, comenta.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar