Conselho Municipal de Agricultura aprova novos incentivos

Publicado em 04/06/2019 às 13:45 - Atualizado em 04/06/2019 às 13:46

Avicultores, suinocultores e produtores de soja podem ser beneficiados com incentivos aprovados pelo Conselho Municipal de Agricultura na tarde desta segunda-feira, 3, em reunião no Auditório da Prefeitura. As propostas serão encaminhadas para aprovação em forma de projeto de lei ao Poder Legislativo.

As pautas da reunião abordaram explanação do engenheiro agrônomo da Epagri, Richard Junglas, que explanou programas do governo incluindo uma ação voltada para jovens. Houve ainda participação do prefeito Éder Marmitt que levantou com os participantes as demandas de implementos agrícolas, pavimentação asfálticas e trabalho de cascalhamento para cadastramento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Novos incentivos

Sul Brasil possui 76 mil m² de aviário e a proposta de incentivo para limpeza de aviários foi debatida e aprovada pelo conselho. O projeto consiste em efetuar o pagamento de um valor por m², e ainda a prefeitura disponibilizará transporte para a carga de adubo e para o avicultor caberá a contrapartida do transporte do adubo dentro e fora da propriedade que será estipulado por quilometro rodado.

No município também há expansão na suinocultura que deve chegar a 40 mil m² de área. Um incentivo por m² para distribuição de dejetos também foi aprovada pelo conselho de Agricultura.

E para o plantio de soja foi aprovado o incentivo a ser pago por hectare, com as mesmas regras do plantio de milho.