Sul Brasil recebe alunos do Projeto Rondon pelos próximos 10 dias

Publicado em 11/07/2019 às 16:46 - Atualizado em 11/07/2019 às 16:52

Equipe está em Sul Brasil

O município de Sul Brasil recebe, a partir desta quinta-feira (11), uma equipe do Projeto Rondon, formada por 12 pessoas. Durante 10 dias, estarão em diversos locais, interagindo com entidades e escolas, trazendo experiência e levando conhecimento.

O objetivo do projeto, criado pelo Ministério da Defesa, é contribuir para a formação dos jovens universitários como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades.

A equipe chegou a Sul Brasil nesta quinta-feira, recepcionados pelo prefeito Éder Marmitt, secretária de Educação, Marisa Caprini, e diretores e professores da escola municipal. No cronograma de atividades, a equipe auxiliará, por exemplo, no Jantar Bingo, nesta sexta-feira (12), no Salão Comunitário.

“Chegamos hoje no município e fomos recebidos muito bem, pelo prefeito Éder, pessoal da escola, secretaria da Educação, e estamos bem felizes em estarmos aqui”, disse o vice-coordenador da turma, Eddy Eltermann.

O prefeito municipal, Éder Marmitt, ressaltou a importância do município receber o projeto durante os próximos 10 dias. “Estamos muito felizes em receber essa turma, com certeza será uma experiência muito interessante para eles e para o nosso município.”.

Cada grupo possui cerca de 15 pessoas, e essas equipes tem alunos das mais diferentes áreas. Em Sul Brasil, a equipe tem alunos da enfermagem, engenharia de petróleo, química, artes, por exemplo.

A ideia é fazer com que eles se interajam, que consigam se virar em um ambiente onde não conhecem ninguém, sem nenhuma relação com a cidade, e onde não tem amigos.

“Viemos aqui para a região, sem saber para que cidade iríamos. Quando soube que seria Sul Brasil, comecei a pesquisar sobre o município, a sua história”, explicou Eddy.

Durante a tarde, a equipe se concentrou na escola municipal para definir o cronograma de trabalho para o município, junto com os coordenadores. O primeiro trabalho será sexta a noite, no jantar.

A abertura oficial do programa ocorreu na noite desta quarta-feira (10), no CTG Porteira do Pinhal, em Pinhalzinho. Em Santa Catarina, o projeto é organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Mais fotos disponíveis em: https://bit.ly/2O4wICT