---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Sul Brasil
“Dia D” de vacinação contra o Sarampo será dia 15 em Sul Brasil

Publicado em 03/02/2020 às 17:17 - Atualizado em 03/02/2020 às 17:17

A secretaria de Saúde de Sul Brasil realizará, no dia 15 de fevereiro, o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A ação será na Unidade Básica de Saúde (UBS), das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Pra receber a vacina, é necessário levar a caderneta de vacina e o cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha é uma iniciativa da secretaria Estadual de Saúde, juntamente com as secretarias municipais.

Neste ano, a campanha será realizada de 10 de fevereiro a 13 de março, e o dia nacional de mobilização no dia 15 de fevereiro, em um sábado. Esta estratégia tem por objetivo manter elevada cobertura vacinal, resgatar a população suscetível e interromper a circulação do vírus em Santa Catarina.

Para esta campanha, a população alvo é toda a população de 6 meses a 49 anos de idade, faixa etária que já faz parte da rotina de vacinação contra o Sarampo.

O que é o Sarampo?

É uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte. O sarampo é extremamente contagioso, o vírus se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

Com informações Dive-SC